Dicas

Vinho e doces combinam?

Vinho e chocolate combinam? Mesmo parecendo uma combinação controversa, a hora da sobremesa oferece a possibilidade de se tornar uma incrível experiência para aqueles que amam um bom vinho. Obviamente, se você quiser se deliciar dessa experiência de maneira completa, é preciso ter claro as possibilidade de como os doces e os vinhos devem ser harmonizados e, acredite, isso é bem mais fácil do que você pensa!

Para aprender a deixar esse momento mais saboroso, dividimos algumas dicas para você escolher o vinho certo para diversos tipos de doces e sobremesas. Veja a seguir!

Primeiro passo: harmonizando os sabores

Primeiramente, é necessário entender que há um tipo de vinho para cada nível de açúcar presente nas sobremesas e eles necessariamente devem andar juntos sempre, em harmonia. Se escolher uma sobremesa mais leve, com pouco açúcar, escolha um vinho branco e leve. Para sobremesas mais fortes como, por exemplo, um bolo de chocolate com cobertura deliciosa de chocolate ou brigadeiro gourmet… Sobremesa forte pede sem dúvida um Vinho forte. Os vinhos mais leves são incompatíveis com sobremesas pesadas e de igual forma as sobremesas leves são incompatíveis com vinhos de sabores mais fortes.

Temos outro artigo aqui no blog sobre cerveja com doces, confira!

Harmonizando com chocolates

A harmonização entre vinhos e chocolates não é tã difícil como se pensa, mas necessita seguir várias regras. Por exemplo, se você ingerir chocolate escuro, opte por harmonizá-lo com vinho tinto. Se desejar comer chocolate branco, escolha harmonizar com vinho branco. Uma excelente dica é guiar-se pela ordem de cores. Inicialmente deguste antes os chocolates brancos e vá seguindo para os mais escuros, até finalmente alcançar o meio amargo, mas aos poucos. Dessa forma, seu paladar se adapta com a mistura entre vinhos e chocolates iniciando pelos mais suaves até começar às combinações mais fortes.

O vinho correto para sobremesas com frutas

Os espumantes são ideais para combinar com sobremesas frutadas, principalmente as com frutas cítricas, por serem fracos e realçarem ainda mais o sabor das sobremesas. Pode misturar sem medo de cometer erros! O resultado é incrível.

Sobremesas que levam leite e ovos

Você que adora sobremesas e deseja tomar em conjunto de uma boa tacinha de vinho, está indo pelo caminho certo! Sobremesas tradicionais, como o pudim de leite e creme brûlée, são facilmente harmonizadas com vinho tinto. Eles não tomam a cena da sofisticação dessas sobremesas e fazem com que todos os sabores mantenham-se alinhados.

Para mais informações sobre doces gourmet e afins, acesse o blog Meleca na Cozinha (https://www.melecanacozinha.com)